sexta-feira, 7 de maio de 2010


“Toyota Trilhas da Natureza” oferece programação cultural, shows musicais e atividades socioambientais como estímulo ao aprendizado em Guaíba (RS)

Guaíba, 01 de Maio de 2010.
A Toyota do Brasil promove em Guaíba (RS) o projeto Toyota Trilhas da Natureza. No dia 15 de maio (sábado), a partir das 9h, a cidade mais uma vez receberá o evento no Parque da Juventude. As três últimas edições do projeto, realizadas durante o ano de 2009 nas cidades de Indaiatuba (SP), São Bernardo (SP) e Guaíba (RS), reuniram, no total, mais de 68 mil pessoas, incluindo 30.800 crianças.Em 2010, serão diversas atrações com o objetivo de conscientizar a população sobre as questões socioambientais, além de oferecer cultura e lazer. Durante a programação haverá shows de Os Paralamas do Sucesso e das bandas Johnny Hood, Rootstock, Edu Lima & Banda, além de uma apresentação da Orquestra de Câmara da Ulbra, com a participação do cantor e compositor nativista Luiz Carlos Borges. A estimativa é que aproximadamente 25 mil pessoas participem do projeto em Guaíba, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Guaíba, Fundação Toyota do Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica.
O Toyota Trilhas da Natureza, além dos shows musicais, oferecerá ao público diversas atividades com caráter de promover a educação socioambiental, entre elas oficinas ambientais e peças de teatro infantis. Para essas atividades, a expectativa é que 17 mil crianças se inscrevam e, dessa forma, interajam com o meio ambiente. Durante o evento, também serão sorteados diversos brindes.
A Mata Atlântica, bioma com forte presença no Rio Grande do Sul, será o principal foco da programação do Toyota Trilhas da Natureza, principalmente nas ações desenvolvidas em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Pessoas de todas as idades poderão participar de atividades como a Oficina de Plantio, que visa ensinar técnicas de plantio com terra orgânica, os Painéis Explicativos do Clima, da Mata Atlântica e da Água, que abrange a quantidade de água no planeta, bem como o seu ciclo, o Jogo da Cidadania, onde os participantes poderão brincar num grande tabuleiro que aborda temas sobre ações benéficas e prejudiciais ao meio ambiente e, entre outros, o Jogo da Memória, que visa sensibilizar e disponibilizar um amplo repertório sobre a fauna e a flora nativa e o equilíbrio na relação entre as espécies que vivem na Mata Atlântica.
Na programação cultural, a banda Os Paralamas do Sucesso é a atração principal. O trio chega a Guaíba para apresentar músicas do seu último álbum, "Brasil Afora", além dos principais sucessos de sua carreira, entre elas: "Meu Erro", "Cuide Bem do Seu Amor", e a que promete levantar o coro: "Lanterna dos Afogados". No palco, o artista se envolve numa moderna estrutura de imagem e luz - tendo vídeos, em alguns momentos interativos, animados e vídeo clipes - como grande diferencial em um show alegre e emocionante. Outro grande destaque é a apresentação da Orquestra de Câmara da Ulbra, com a regência do maestro Tiago Flores. O programa contará com obras variadas de nomes nacionais e locais de grande importância para a música. Para completar o espetáculo, o cantor e compositor nativista Luiz Carlos Borges se apresentará ao lado da orquestra, mostrando o melhor da canção regionalista. As bandas gaúchas Johnny Hood, Rootstock e Edu Lima & Banda completam o casting do dia.
O Toyota Trilhas da Natureza contará com neutralização de emissão de CO², também realizada pela Fundação SOS Mata Atlântica.
Confira os detalhes da programação desta edição:

O QUE TEM NO TOYOTA TRILHAS DA NATUREZA

Teatro - duas peças vão entreter o público do Toyota Trilhas da Natureza: "Planetinha Natureza" e "Antes Que Seja Tarde".
Oficina de Plantio - O principal objetivo é ensinar aos participantes como plantar mudas de pequeno porte, adequadas para espaço urbano, usando técnicas para um plantio de mudas frutíferas e hortaliças garantido, com o uso de terra adubada organicamente (folha seca, casca de ovo, cinzas, pó de serra). Com duração de 40 minutos, serão atendidas cerca de 60 crianças a cada oficina.
Faça uma Árvore Feliz - Essa atividade de complementação ao plantio terá duas árvores cenográficas, uma com a expressão feliz e outra com a expressão triste. Ao retirar uma frase ou uma palavra de dentro de um saquinho de sorteio, as pessoas terão que dizer o que faz a árvore feliz ou triste. No final, o monitor confere a resposta certa.
Jogo da Cidadania - Com duração de 20 minutos, o jogo composto por tabuleiro bem grande abrange temas sobre ações benéficas e prejudiciais ao meio ambiente.
Túnel dos sentidos - A atividade foi elaborada para proporcionar o resgate do ambiente da Mata Atlântica, por meio dos sentidos. Os participantes serão convidados a passar pelo túnel da floresta onde o clima, os relevos, as texturas, os odores e os sons reproduzirão o ambiente natural. Cada participante terá os olhos vendados e será guiado por um voluntário previamente capacitado. Na saída do túnel eles serão recepcionados em um espaço com painéis de fotos demonstrativas de áreas degradadas e recuperadas e serão convidados a registrarem suas impressões na forma de escrita e ou pintura.
Jogo da Memória - O jogo de memorização visa sensibilizar e disponibilizar um amplo repertório sobre a fauna e a flora nativas e o equilíbrio na relação entre as espécies que vivem na Mata Atlântica. A proposta é abordar a importância dessas espécies dispersoras e polinizadoras para a reprodução na flora.
Jogo Coleta Seletiva - Com o intuito de educar o público com relação à importância da coleta seletiva e reutilização de materiais, esse jogo é composto de cinco esteiras numeradas de um a cinco e cada número tem uma plaquinha nas cores das coletoras: azul, vermelho, verde, amarelo e marrom. Através de um jogo de dados, o participante avança nos espaços numerados e deve pegar o lixo, que está espalhado no chão, correspondente à cor da plaquinha, e colocá-lo na coletora correta.
Jogo da Água - Com duração de 30 minutos, o jogo de tabuleiro de lona busca mostrar aos participantes que sem água não existe vida.
Uso racional da Água - Boas práticas começam em casa - Apresentação de uma história onde um casal morador utiliza diferentes maneiras da água. A casinha possui em cada ambiente, um dispositivo que facilita a visualização de consumo da água através de cores diferentes injetadas nas pias, chuveiro e vaso sanitário.
Painel do Clima - Essa dinâmica abordará o ciclo da água, o desmatamento e a relação com o aquecimento global, por meio de um painel cenográfico que apresenta um cenário natural e a relação de equilíbrio existente entre as espécies. O processo de desequilíbrio promovido a partir da intervenção da cadeia produtiva, também é retratado.
Painel da Mata Atlântica - Através de quatro painéis interativos, o projeto apresenta mapas mostrando a Mata Atlântica no ano de 1500 e a atual, no Brasil e também no estado do Rio Grande do Sul. Com isso, serão trabalhados temas como: índice de preservação, a questão econômica e a destruição da Mata Atlântica e a necessidade de preservar o que resta do bioma.
Painel Quantidade de água no planeta - Para educar quanto à responsabilidade humana no consumo da água, serão expostas vasilhas com diferentes quantidades e tipos de água (salgada, doce e potável). O participante poderá comparar o total de água disponível no planeta com o que resta de água potável, pronta para o consumo.
Painel das Águas - O Ciclo da Água será contado por um monitor capacitado e visualizado através de painéis. Depois, os participantes terão que fixar setas, formando a sequência correta do Ciclo da água.
Kit de Monitoramento das Águas - A proposta é apresentar ao público presente, indicadores de percepção da qualidade de água.

PROGRAMAÇÃO

AGENDA TOYOTA TRILHAS DA NATUREZA

HORÁRIO / ATIVIDADES

9h às 12h
Oficinas socioambientais
10h30 às 11h15
Teatro Planetinha Natureza
11h30 às 12h15
Orquestra Ulbra com participação de Luiz Carlos Borges
12h15 às 12h45
Sorteio de prêmios
12h às 17h30
Oficinas socioambientais
14h às 14h45
Teatro Planetinha Natureza
15h30 às 16h10
Apresentação banda Johnny Hood
16h10 às 16h25
Sorteio de prêmios
16h30 às 17h15
Teatro Antes Que Seja Tarde
17h30 às 18h10
Apresentação Edu Lima & Banda
18h15 às 18h45
Sorteio de prêmios
19h às 19h40
Apresentação banda Rootstock
20h
Show de Os Paralamas do Sucesso


Nenhum comentário:

Postar um comentário